Musica e Cidadania

14-11-2010 19:52

   

No último sábado, no dia 25 de setembro,  Luciana Feres Nagumo, professora de música do Projeto Família Digna, promoveu um evento de musicalização diferenciado para os alunos: “Projeto Música e Cidadania”.    

   O Projeto Música e Cidadania, é um programa que visa dar suporte a formações musicais de jovens instrumentistas ao mesmo tempo que leva música a entidades de apoio à criança e ao adolescente, sensibilizando esses jovens para o universo musical. Aprovado pela lei Rouanet de Incentivo à Cultura, é formado por estudantes da Escola de Música de Jundiaí, na qual há 39  anos vem trabalhando na formação de novos músicos e artistas.  

   O objetivo deste evento foi de colocar os alunos do Projeto Família Digna em contato com diferentes sons e instrumentos musicais que não fazem parte de sua realidade. Além disso, os alunos foram preparados para os  futuros concertos que acontecerão no mês de novembro.

  Os temas abordados no dia do evento foram: A descoberta do som e do silêncio, sons do corpo, sons da natureza, sons mecânicos e sons humanos, propriedades do som (altura, intensidade timbre, textura e duração) e  instrumentos musicais como: sopros, cordas e percussão. Também foram apresentados, através de fotos, os músicos que estarão presentes nos concertos e seus respectivos instrumentos.

 Para a aplicação do Projeto Música e Cidadania, a professora Luciana contou com o auxilio de sua irmã, sua mãe e com a participação das professoras de música Sindy, Sintique e Sheila.

 

“ Com a palestra, esperamos que os jovens tenham adquirido uma vivência e um conhecimento do trabalho musical e que a mesma tenha contribuído para a descoberta do prazer que a música proporciona”. A equipe

 

 

  

 

  

 

 

 

   

—————

Voltar